Criar uma Loja Virtual Grátis
Equipamento

Os esquis utilizados no salto são produzidos especialmente para este desporto e não podem ultrapassar 145% da altura do atleta.

Entretanto, o saltador deve ter um índice de massa corporal mínimo de 21 para utilizar esquis com comprimento máximo, uma medida para compensar ganhos de eficiência aerodinâmica conseguidos por atletas muito magros.

A largura do esqui varia entre 9,5 e 10,5 centímetros, e o peso do esqui em quilogramas deve ter valor igual ao comprimento em metros. As botas são fabricadas em material flexível, que permite ao saltador inclinar-se para a frente durante o salto.

A fixação das botas nos esquis devem ser paralelas e posicionadas de modo que no máximo 57% do comprimento do esqui fique à frente dos pés. Na região do calcanhar há uma corda que mantém a bota presa ao esqui ao mesmo tempo em que permite o movimento daquela parte do pé.

No salto de esqui o traje deve ser produzido inteiramente com o mesmo material, geralmente microfibra, que deve ser elástico e aerodinâmico, permitindo a passagem do ar mas também permitindo que o saltador caminhe normalmente, não podendo ser muito apertado. Os saltadores também utilizam capacetes, óculos de proteção e luvas. Já o uso de bastões é proibido.